5 coisas que não deve dizer a um casal gay que se vai casar

Por vezes, mesmo com boa intenção, podem dizer-se as coisas mais erradas e ofensivas – relativamente a um casamento gay isso é frequente. Se foi convidado para um casamento gay ou um casal gay lhe comunicou que pretende casar, saiba quais são as 5 coisas que não deve dizer.

Vais-te casar com outra pessoa do mesmo sexo? Isso é legal?

Se alguém lhe diz que se vai casar, não é necessário estar a colocar a legalidade do casamento em questão. Em Portugal o casamento civil entre casais do mesmo sexo é um ato legal. Em vez de perguntar “se isso é legal” diga apenas “Parabéns” e fique feliz pelo casal. Se precisar de se informar mais sobre a legalidade faça-o posteriormente, consultando no Diário da República a lei n.º 9/2010.

Tens um ar mais masculino/feminino, vais usar um fato/vestido?

Assumir nunca é boa ideia – normalmente fazem-se asneiras quando se assumem ideias. O género de cada um só a si diz respeito e cada pessoa pode exprimir-se como melhor se sentir. Se uma mulher decidir usar um fato no seu casamento, é porque se sente melhor de fato, se decidir usar um vestido tradicional de noiva é porque se sente melhor dessa forma. Caso conheça muito bem o casal certamente terá uma noção melhor de como o género funciona entre ambos, de qualquer forma evite este tipo de questão.

Sabiam que a religião condena o casamento?

As boas maneiras dizem sempre para não se falar acerca de política ou religião, e neste caso não é diferente. A religião pode ser uma coisa muito bonita e especial na vida, mas também pode ser um grande peso emocional. Não tente piorar a situação com este tipo de questões/afirmações que podem ser de facto maldosas e desrespeitosas.

Podes casar, mas sabes que isso é só pelo civil?

Este tipo de afirmação/questão é muito maldosa, porque afinal o que é que torna um casamento verdadeiro? A religião? A licença de casamento? O sacerdote? O conservador? Uma festa de 50.000€? Não, é tudo uma questão de amor e compromisso.

Como é que queres casar, se isso está em extinção?

A escolha é um direito de todos. Muitas pessoas, incluindo muitas da comunidade LGBT, consideram o casamento algo ultrapassado e sem interesse para as suas vidas. Mas as pessoas casam-se por inúmeros motivos, e sejam LGBT ou heterossexuais, têm direito a escolher a sua própria vida e forma de a viver, quer seja numa relação à luz do casamento ou não. O que deve fazer ao receber um convite de casamento para um casamento gay é dizer “Parabéns” e ficar feliz pelo casal.

Votação: