Como comunicar um casamento gay à família

Na comunidade GLBT muitas pessoas fazem esforços enormes para fazer a família compreender e aceitar a sua orientação sexual. Mas mesmo que a sua família tenha aceitado a sua orientação sexual, na hora de lhes transmitir que deseja dar o nó, poderá ouvir alguns comentários menos desagradáveis como “Mas isso é legal?” ou “Que sejas gay tudo bem, mas casar? Isso não me parece certo.”

É muito importante que tenha a convicção do porquê da decisão de casar: porque ama o seu parceiro ou parceira, e sente que pretende passar uma vida em conjunto querendo demonstrar tudo isto em frente a toda a família e amigos. Uma coisa é certa: o casamento gay é legalmente reconhecido. Lembre-se que o dia do casamento é o um grande dia e para que aconteça é necessário muito amor e dedicação. Para que este dia seja um sucesso deve rodear-se de aceitação, e isto significa que se deve cercar de pessoas positivas, que apoiem o seu amor e por consequência a sua decisão de casar.

Quando conversar com os seus familiares acerca da decisão de casar e dos planos que fez para tal acontecer, tenha em mente as seguintes ideias:

Mantenha-se calmo: é muito mais difícil alguém responder exaltado a alguém calmo, desta forma evitará discussões desnecessárias.

 Saiba explicar: na realidade todos acreditam no amor; explique à sua família o quanto este casamento é importante para si.

Mantenha-se focado: lembre-se de porque é que decidiu casar, e do amor que sente pela outra pessoa.

Oiça: se os membros da sua família desejam expor as suas preocupações, mostre-lhes que também sabe ouvir.

Leve o seu tempo: uma conversa apenas, poderá não ser o suficiente para a família gerir a notícia. Dê tempo para que a sua família assimile a informação recebida. Infelizmente nem sempre os pais, irmãos, tios ou primos encaram bem a notícia de um casamento de pessoas do mesmo sexo - e a sua família bem pode ser uma destas -, portanto não pense que uma conversa vai ser suficiente; conte sempre com mais algumas conversas mais pequenas, para pouco a pouco conseguir obter a aceitação que necessita da sua família.

Votação: